É um modelo intermediário ao 360 graus. Com ele, não há avaliação dos subordinados, mas apenas dos pares, clientes e chefe.
Avaliação 360 graus
Sistema usado para medir o desempenho, em que o funcionário não é submetido somente à avaliação do chefe imediato, mas à dos colegas de trabalho, subordinados e até de clientes da empresa.
B
Balance Scorecard
Modelo de avaliação e performance empresarial - Indicadores Balanceados de Desempenho
Board
Conselho diretor
Bônus
Premiação em dinheiro concedida aos funcionários
BPO
Business Process Outsourcing = Terceirização de um processo de negócio da empresa, que normalmente não faz parte de seu core business
Break even point
O momento a partir do qual custos e receitas de um negócio se equilibram
Breakthrough
Trata-se de um avanço em determinada área
Broad band
Banda larga
Business Plan
Plano de negócios
Business Unit
Unidade de Negócios
BUMO
Sigla de Brand Used Most Often - refere à marca ou produto mais utilizado, ou mais frequente
Buying in
Compra (de uma empresa, por exemplo)
C
C2C
Customer to customer - venda de cliente para cliente. Ex: site Mercado Livre
Capital de giro
Conjunto de valores necessários para a empresa fazer seu negócio acontecer
Case
Estudo de caso, normalmente abordado em empresas
Cash
Dinheiro vivo
CEO - chief executive officer
É o cargo mais alto da empresa. É chamado também de presidente, principal executivo, diretor geral, entre outros. Quando existe um presidente e um CEO, o primeiro é mais forte
CFO - chief financial officer
Um nome mais sofisticado para diretor de finanças
Chairman
Presidente do conselho que dirige a empresa
CHRO - chief human resources officer
É o cargo de diretor de recursos humanos
CIO - chief information officer
Responsável pelo planejamento e estratégia por trás da tecnologia. Pode ser também chief imagination officer, termo criado pela fabricante americana de computadores Gateway. É responsável por promover a criatividade entre o pessoal
CKO - chief knowledge officer
É o gestor do capital intelectual da companhia. As atribuições vão desde a definição da arquitetura das informações e de seu fluxo até onde arquivá-las e como recuperá-las
Clima organizacional
É o ambiente interno de uma empresa.Para avaliá-lo são considerados, entre vários itens, a liderança na companhia, a motivação para o trabalho, as possibilidades de crescimento profissional, enfim, as satisfações e insatisfações dos funcionários
CLO - chief learning officer
Responsável por administrar o capital intelectual. Ele precisa reunir e gerenciar todo o conhecimento da organização
CMM
Capacity maturity model, recurso para desenvolvimento de software
CMO - chief marketing officer
A função é um pouco mais complexa que a diretoria de marketing. Em algumas empresas, o CMO acumula ainda a diretoria comercial e, em outras, a área de novos negócios
Coaching
Sessões de aconselhamento feitas por um consultor de carreira que acompanha e se envolve no desenvolvimento contínuo do profissional. Serve para promover mudanças de comportamento no funcionário, para que ele atinja novos objetivos
Commodity
Produto primário, geralmente com grande participação no comércio internacional
Compliance
Agir de acordo com uma regra, um pedido ou um comando. Através das atividades de compliance, qualquer possível desvio em relação a política de investimento dos produtos é identificado e evitado. Assim, os investidores têm a segurança de que suas aplicações serão geridas segundo as diretrizes estabelecidas
Consumer relationship Management
Gerenciamento das relações com o cliente
Consumer understanding
Conhecimento profundo a respeito dos clientes
COO - chief operating officer
Executivo chefe de operações. Geralmente o braço direito dos CEOs
Coaching
Orientação profissional. Visa capacitar executivos na sua performance profissional
Core business
Negócio principal da empresa
Corporate purpose
Objetivo da empresa
Counseling
Aconselhamento de carreira. É uma espécie de terapia profissional, que discute, entre outras coisas, os objetivos pessoais e futuros, estilo gerencial do executivo, nível cultural, valores e conhecimento do mercado. O objetivo é avaliar tudo isso para ajudar o profissional a tomar as melhores decisões para sua carreira
Country-manager
Diretor-geral para o país
CSO - chief security officer
Profissional que tem a missão de identificar fontes internas e externas de recursos para desenvolver projetos de tecnologia
CTO - chief technology officer
Existe uma confusão muito grande. Geralmente o CTO comanda a infra-estrutura da área de tecnologia. Enquanto o CIO o seu uso estratégico
Customizar
Personalizar um processo ou produto. Muito frequente quando se quer adequar um relatório a uma necessidade específica a qual esteja fora do padrão
D
Downsizing
Redução no número de funcionários da empresa
Due Date
Prazo para conclusão de um trabalho
E
E-learning
Aprendizado que acontece à distância, através da Internet
Empowerment
Dar às pessoas o poder, a liberdade e a informação que lhes permitem tomar decisões e participar ativamente da organização
ERP
Enterprise Resourse Planning = Sistemas de informação que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. Plataforma desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa
Expertise
Conhecimento técnico
F
Factoring
Prática de algumas empresas que consiste em comprar cheques pré-datados de lojistas cobrando comissão
Feedback
Conversa entre o profissional e seu superior com caráter de avaliação. Ambos podem ser avaliados e avaliar
Fine tuning
Sintonia fina, calibragem
Forecast
Previsão
FYI
For Your Information = Para sua informação. Utilizado em emails encaminhados
G
Gap
Intervalo
Goodwill
Rentabilidade futura
Go live
Termo utilizado para indicar quando um projeto se iniciará
Gross Income
Renda bruta
Gross Profit
Lucro bruto
H
Handson
Com participação ativa
Headcount
Número de pessoas que trabalham em determinada equipe ou empresa
Headhunter
Caça-talentos do mundo corporativo
I
In-loco
No lugar em que determinada coisa acontece
Inclusão Digital
É dar condições para que um número cada vez maior de pessoas possa ter acesso a novas tecnologias, entre elas a internet
Inclusão Social
É a forma de trazer para a sociedade pessoas que foram excluídas dela e estavam privadas de seus direitos, como os portadores de deficiências físicas
Income
Renda
Income Tax
Imposto de renda
Insight
Percepção, estalo. Momento em que novas idéias surgem
Intranet
Rede de comunicação interna e exclusiva das empresas
Intrapreneur (não confundir com entrepreneur)
Empreendedor interno, pessoa que dirige uma unidade do negócio como se ela fosse uma empresa independente
J
Job rotation
Rodízio de funções promovido pela empresa, para que o funcionário possa adquirir novos conhecimentos em setores diferentes e acumular experiências, sem sair da companhia em que trabalha
Joint Venture
Associação de empresas para explorar determinado negócio. De caráter não definitivo, nenhuma das empresas participantes perde sua personalidade jurídica
K
Kick-off
Dar o primeiro passo, começar
Know-how
Conhecimento
KPI
Key Performance Indicator=- Indicador Chave de Desempenho
KPO
Knowledge Process Outsourcing = Uma forma de outsourcing, em que informações relacionadas ao trabalho do conhecimento são realizadas por trabalhadores de uma outra empresa ou de uma filial da mesma organização, que podem ser do mesmo país ou em offshore para poupar custos. Ao contrário da terceirização da produção, isso normalmente envolve o trabalho de alto valor realizado por pessoal altamente qualificado.
L
L.L.M
Master of Laws, mestrado em direito
M
Market share
Fatia de mercado
Markup
É um sobre-preço que se acrescentado ao preço final do produto (digamos, após custo de produção, distribuição e margem de lucro prevista)
MBA
Sigla em inglês para Master in Business Administration. É um curso que equivale à pós-graduação em administração de empresas
MBA in company
MBA oferecido pela empresa dentro de seu próprio espaço físico
Mentoring
Processo no qual um profissional mais velho, com experiência e habilidade de relacionamento, acompanha e passa para o mais novo suas idéias sobre o trabalho e a carreira. É trabalhada também a questão dos valores e culturas da empresa em que o executivo está inserido
Merchandising
Prática de marketing na qual a marca ou a imagem de um produto ou serviço é utilizada para vender outro, destacando-o da concorrência, isto acontecendo no ponto de venda (PDV). Merchandising é a ação de promover que usa a comunicação de marketing no ponto de venda e em espaços editoriais na televisão, mídia[media] impressa e outros, para reforçar mensagens publicitárias feitas anteriormente, ou mesmo em substituição à publicidade, em alguns casos.
Meritocracia
Sistema de recompensa e/ou promoção fundamentado no mérito pessoal
N
Nepotismo
Favorecimento de parentes próximos feito por quem tem autoridade e poder
Networking
Construir uma boa rede de relacionamentos, geralmente em sua área de atuação
Newsletter
Boletim de notícias
O
Outlier
Pessoa que não reside no local em que exerce sua atividade
Outplacement
Serviço oferecido e pago pela empresa, que consiste no aconselhamento, apoio, orientação e estímulo ao profissional demitido, preparando-o técnica e psicologicamente para se recolocar no mercado de trabalho, bem como para o planejamento de sua carreira
Outsourcing
Terceirização
Overhead
Despesas operacionais
P
Paradigma
Um exemplo que serve como modelo; padrão
Performance
Palavra inglesa que significa atuação e desempenho
Player
Empresa que está desempenhando algum papel em algum mercado ou negociação
Presenteísmo
Diferente do absenteísmo, quem sofre deste mal não falta ao trabalho, mas ao final de todos os dias sofre com dores de cabeça, cansaço, dores nas costas, irritação, sinusite e alergias - com isso, a produtividade e a motivação é que deixam de aparecer
Prime
Diz-se de cliente de primeira linha, exclusivo, ótimo cliente
Pro forma
Apenas por formalidade
Procrastinar
Ato ou efeito de empurrar com a barriga, deixar para depois
Purchase
Compra, aquisição
Q
termos inexistentes
R
Reengenharia
Mudança nos processo internos de uma empresa
Resiliência
Capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças
Responsabilidade social
Atuação e consciência do papel das empresas como agentes sociais no desenvolvimento do ser humano e da comunidade à qual está inserido
RH
Sigla de recursos humanos (departamento responsável pelas contratações, treinamentos, remuneração, encaminhamento de carreira e conflitos na empresa)
S
Sales manager
Gerente de vendas
SaaS
Software as a Service = Software como Serviço. Instrumento mercadológico para fornecer um software em forma de serviço ou prestação de serviços
Sinergia
Ação positiva e simultânea de um grupo de pessoas na realização de uma atividade
Skill
Habilidade
Spread
Diferença entre o custo do capital e quanto o banco cobra para emprestar para os clientes
Stakeholders
Partes / grupos que estão diretamente interessadas na atividade da empresa: acionistas, governo, clientes, funcionários, fornecedores e sociedade
Start up
Início da operação
Stand-by
No aguardo
Status-quo
Situação atual do ambiente interno da empresa, principalmente no que diz respeito aos processos internos
Suitability
Adequação
Supply chain management
Gerenciamento de cadeia de abastecimento
T
TI
Sigla de tecnologia da informação
Top of Mind
Refere-se a marca ou produto mais lembrado espontaneamente
Toró de palpites
Tradução bem brasileira do termo inglês brainstorm, que significa uma reunião de pessoas que se juntam para encontrar soluções para problemas da empresa ou expor idéias criativas para novos projetos
Trade Agreement
Acordo comercial
Trend
Tendência
Turnover
Rotatividade de funcionários dentro de uma empresa, medida pela média de pessoal que se mantém fixa na companhia
U
termos inexistentes
V
termos inexistentes
W
WACC (Weighted Average Cost of Capital)
Custo do capital
Workaholic
Pessoa viciada em trabalho
Workflow
Fluxo de trabalho
Workshop
Treinamento em grupo de acordo com a técnica dominada pelo instrutor, que visa ao aprendizado de novas práticas para o trabalho
X
termos inexistentes
Y
Yield
Rendimento, lucro
Z
termos inexistentes
A
Abertura de Capital
Processo de democratização do Capital Social de uma empresa, cujas ações pertencem a um determinado número de acionistas. Considera-se de capital aberto a companhia que tem os valores mobiliários de sua emissão admitidos à negociação em bolsa ou no mercado de balcão.
Ação
Título representativo de uma fração do capital social de uma companhia. Conforme a natureza dos direitos ou vantagens que confiram a seus titulares, podem ser nominativas
Ação nominativa
Ação que identifica o nome de seu proprietário, que é registrado no Livro de Registro de Ações Nominativas da empresa.
Ação ordinária
Tipo de ação que dá direito a voto nas decisões que afetam a empresa.
Ação preferencial
Papel que dá prioridade no recebimento de dividendos. Na extinção da empresa, os acionistas preferenciais também recebem antes a restituição do capital.
Accomodation bill
Letra de câmbio a favor. O mesmo que accomodation note.
Acionista
Aquele que possui ações de uma Socidade Anônima.
Alavancagem
É uma estratégia de gestão de fundos. Consiste em investir mais recursos que estão disponíveis para aumentar seu lucro, o que amplia os riscos da operação. O termo também serve para empresas e significa que ela está endividada. No mercado financeiro se utiliza a expressão financial leverage — o equivalente a alavancagem em inglês.
ABAMEC
Associação Brasileira de Mercado de Capitais. É uma associação sem fins lucrativos que congrega analistas do mercado de capitais.
ABDE
Associação Brasileira de Bancos de Desenvolvimento
ACREFI
Associação das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento. Tem o objetivo de congregar as empresas do setor, desenvolver treinamentos, programar e realizar cursos, seminários, palestras, simpósios, debates e congressos em diversas áreas empresariais.
Aforo
Aquele que possui ações de uma Socidade Anônima.
Ágio
Diferença positiva entre o valor pago e o valor nominal do título.
Agreement
Acordo, contrato.
Amortização
Redução gradual do valor nominal da dívida, sem contar os juros, por meio de pagamentos periódicos combinandos entre o credor e o devedor
Âncora Cambial
Instrumento de política econômica utilizado para estabilizar o valor de uma moeda fixando seu valor na taxa cambial. É empregado nos casos de inflação acelerada em conjunto com outras políticas para estabilizar preços e controlar a desvalorização da moeda nacional
B
Blue chip
Também chamadas de primeira linha, são ações de empresas tradicionais, negociadas com freqüência nos pregões e que mantêm uma valorização no longo prazo. É um jargão do pôquer, que chama dessa forma as fichas mais valiosas do jogo.
BRIC
Expressão criada pelo banco Goldman Sachs e representa as iniciais dos países emergentes que são promessas econômicas do século 21: Brasil, Rússia, Índia e China.
C
Commodities
Traduzindo do inglês, mercadorias: indica o tipo de produto, normalmente agrícola ou mineral, negociado em bolsas de futuros, como a BM&F. São produtos com grande importância econômica internacional, cujo interesse de negociação extrapola as fronteiras do país, como café, petróleo, soja, algodão e açúcar.
D
DCTF
Declaração de Contribuições e Tributos Federais
Deal
Negócios, transação.
Debênture
Títulos emitidos por uma empresa. As empresas vendem papéis para ter dinheiro em caixa para poder realizar seus projetos. Quem compra esses papéis vai ganhar uma taxa de juros. Quando você compra uma debênture, você é um credor da companhia. Já quando você compra uma ação, você é um sócio da empresa.
Deflação
É a variação negativa dos preços da economia. Significa a produção e o consumo descrescentes de bens e serviços produzidos em um país.
Depressão
São os valores mobiliários cujos valores e características de negociação estão ligados aos ativos que lhes servem de referência, ou seja, são instrumentos financeiros que derivam de outros instrumentos financeiros mais básicos. As estratégias mais utilizadas definem um ganho pequeno com risco limitado (apostas que adicionam rentabilidade mas com baixo risco de perda).
Deságio
Diferença negativa entre o valor nominal e o preço de compra de um título de crédito.
Dividendos
A parcela de lucro das empresas de capital aberto distribuída entre os acionistas.
E
E-commerce
Sigla para Electronic commerce - compra e venda de bens e serviços através da Internet, em especial a World Wide Web.
Earning
Lucro, ganho.
F
Federal Reserve - FED
O Sistema Federal de Reservas (Federal Reserve System, mais conhecido como Fed) é o banco central dos Estados Unidos. Seu dever principal é garantir o valor do dólar controlando a inflação, mas nas duas últimas semanas o Fed concentrou-se em salvar o sistema bancário.
Funding
Conversão de um débito de curto prazo em um débito de longo prazo.
G
Go-around
Leilão informal ou secundário de títulos públicos. Processo pelo qual a mesa de negociação do BACEN pede que seus dealers (bancos autorizados a agir em seu nome) obtenham cotações de compra e venda.
Governança corporativa
Conjunto de práticas instituídas pela Bolsa de Valores de São Paulo que ampliam os direitos dos acionistas minoritários. Transparência no fornecimento de dados e gestão da companhia se tornaram exigências para fazer parte do Novo Mercado, da Bovespa.
Gross Income
Renda bruta
Gross Loss
Perda bruta
H
Hipoteca
Oferecimento de um bem, geralmente imóvel, como garantia na tomada de um empréstimo pecuniário
Holding
Aquela que possui participação acionária em uma ou mais empresas.
I
In-loco
No lugar em que determinada coisa acontece
Inclusão digital
É dar condições para que um número cada vez maior de pessoas possa ter acesso a novas tecnologias, entre elas a internet
Inclusão social
É a forma de trazer para a sociedade pessoas que foram excluídas dela e estavam privadas de seus direitos, como os portadores de deficiências físicas
Income
Renda
Income Tax
Imposto de renda
Insight
Percepção, estalo. Momento em que novas idéias surgem
Intranet
Rede de comunicação interna e exclusiva das empresas
J
Joint Venture
Empreendimento conjunto. Associação com empresas de país estrangeiro para estabelecer ou desenvolver negócio.
Juro Nominal
É o juro correpondente a um empréstimo ou financiamento incluindo a correção monetária do montante emprestado. Quando a inflação é zero, inexistindo correção monetária, o juro nominal é equivalente ao juro real.
Juros Flutuantes
Vigentes no mercado no momento do pagamento dos juros das dívidas contraídas.
K
termos inexistentes
L
Leasing
Operação financeira, mediante contrato, em que uma pessoa física ou jurídica usufrui dos bens de uma empresa (máquina, carro, etc.) por tempo limitado, em troca de pagamento de prestações. Ao término do contrato, é dada a opção de compra do bem por um valor previamente estabelecido.A grande vantagem do leasing é a não imobilização de capital, sobretudo nos casos em que o valor do bem é muito alto e que terá utilização limitada.
Liquidez
É a possibilidade que um investimento tem de ser reconvertido em dinheiro com mais facilidade e baixo custo. Pode-se dizer que o grau de liquidez de um ativo é a sua capacidade de se transformar em dinheiro sem perder seu valor, ou seja, quanto mais fácil for a conversão em dinheiro menor a perda de valor nessa conversão.
M
Mortgage
É a hipoteca, um empréstimo garantido por um imóvel. As hipotecas foram o principal produtor de riqueza financeira dos Estados Unidos. Com 1 trilhão de dólares de hipotecas, os bancos criaram, por meio de derivativos e outros instrumentos financeiros, cerca de 10 trilhões de dólares (mais ou menos dez PIBs do Brasil) por ano.
N
Novo Mercado
Criado em 2000, o Novo Mercado é um segmento de listagem de empresas da Bovespa. Neste segmento, há regras diferenciadas, pelas quais só são negociadas ações de companhias que aderem, voluntariamente, a práticas de governança corporativa. A segurança oferecida aos acionistas e a qualidade das informações prestadas pelas companhias são pontos fundamentais para a valorização e liquidez das ações no Novo Mercado.
O
Oferta primária
É quando a empresa, como capital aberto ou não, faz uma emissão de novas ações. Os papéis são emitidos para aquela negociação e o dinheiro da operação vai todo para o caixa da companhia.
Oferta secundária
É quando a empresa, que já tem capital aberto, negocia papéis que já haviam sido emitidos e estavam em poder do controlador ou de um fundo. O dinheiro da negociação não vai necessariamente para o caixa da empresa, e sim para quem está vendendo as ações.
Ordem de compra
Orientação do analista para compra de um papel. No jargão do mercado também se usa a palavra em inglês buy.
Ordem de manutenção
Orientação do analista para manter um determinado papel na carteira. No jargão do mercado também é usado o termo em inglês hold.
Ordem de venda
Orientação do analista para venda de um papel. No jargão do mercado também é usada a palavra em inglês sell.
P
Partner
Sócio.
Passivo
Total das dívidas e obrigações de uma empresa. É o contrário de ativo, que representa o total de bens da empresa.
Pay-Out
Lucro líquido total. Indica o porcentual do lucro que foi distribuído aos acionistas.
Pessoa jurídica
Qualquer instituição que se personaliza e individualiza, distinguindo-se das pessoas físicas que a formam.
PEA
População Economicamente Ativa. É a base de cálculo da taxa de desemprego medida pelo IBGE.
PIS
Programa de Integração Social. Imposto administrado pela Secretaria da Receita Federal.
Pool
Acordo ou reunião de empresas ou pessoas para executar um trabalho.
Precatórios
Dívidas dos governos Federal, Estaduais e Municipais originadas por decisões da Justiça.
Preço-alvo
Significa o valor limite de um papel, já considerando a valorização esperada no período de um ano. Quando um analista sugere a compra de uma ação, ele tem como base o preço-alvo daquela ação.
Pregão
Sessão durante a qual se efetuam negócios com papéis regristrados em uma bolsa de valores, diretamente na sala de negociações e/ou pelo sistema de negociação eletrônica da BOVESPA
Prime Rate
Taxa primária. Taxa de juros concedida pelos bancos aos seus clientes de primeira linha.
Private Equity
São fundos de investimento que compram participação em empresas. Eles costumam reorganizar as companhias, fazer com que eles dêem lucro e as revendem ou lançam ações na bolsa por um preço maior do que compraram. Ganham com a diferença de preços.
Privatização
Aquisição ou incorporação de uma companhia ou empresa pública por uma empresa privada.
Q
Quiet period
É o período que antecede a abertura de capital e que os profissionais da empresa não podem divulgar nenhuma informação ao mercado.
R
Recessão
Uma situação em que a atividade econômica diminui seu ritmo por um período (para alguns economistas, mais de três trimestres consecutivos). Uma recessão é menos grave do que uma depressão.
S
Small caps
São ações de segunda linha que têm baixo volume de negócios e pouca liquidez. A vantagem é que elas podem ter uma valorização alta num curto prazo.
Sociedade Anônima - SA
Sociedade comercial formada por, no mínimo, sete sócios, sendo o capital de cada um representado pelo número proporcional de ações. A responsabilidade é limitada ao capital investido.
Subprime
A atual situação caótica dos mercados será conhecida para sempre como a Crise do Subprime. Prime (pronuncia-se "praime") é o título emitido por um devedor com vontade e capacidade de pagar sua dívida. Subprime é o contrário. A malandragem que deu a confusão toda foi justamente empacotar títulos prime junto com subprime e usá-los no processo de securitização com ajuda de derivativos – uma versão de alta tecnologia da venda de gato por lebre.
Spread
Percentual acrescido à taxa de juros, comum em operações de crédito externo. É também conhecido como " taxa de risco"
T
Taxa de Administração
Taxa cobrada pelas instituições financeiras ou administradores de carteiras de ações, a título de remuneração pela gestão de fundos, clubes e outras modalidades de investimento.
Taxa de Juros
É o custo do dinheiro no mercado. Quando a taxa de juros está alta, significa que falta dinheiro no mercado. Quando está baixa, é porque está sobrando.
Títulos
São papéis vendidos pelos governos ou empresas ao mercado financeiro para obter recursos financeiros. É como se fosse um contrato de empréstimo no qual o tomador do recurso faz uma promessa de pagamento à ordem da importância emprestada, acrescida de juros estipulados no contrato.
Top-picks
Ações indicadas pelas instituições financeiras num mês. São as Top 5, quando são cinco as recomendações que merecem atenção naquele período.
Trade Agreement
Acordo comercial.
Turnover
Movimentação, giro comercial. O número de vezes que os valores e recursos de uma empresa são substituídos em um dado período.
U
termos inexistentes
V
Vendor
É uma operação de financiamento de vendas, baseado no princípio da cessão de crédito , que permite a uma empresa vender seu produto a prazo e receber o pagamento à vista. O vendor supõe que a empresa compradora seja cliente tradicional da vendedora, pois esta é que irá assumir o risco do negócio, junto ao banco. Em resumo, é uma modalidade de financiamento de vendas para empresas, na qual quem contrata o crédito é o vendedor do bem, mas quem paga o crédito é o comprador.
Volatilidade
Indica o grau médio de variação das cotações de um título em determinado período. Quanto maior a volatilidade, maio o risco do fundo. É calculada normalmente através do desvio padrão da rentabilidade do fundo. Historicamente as ações têm a volatilidade maior que os títulos de renda fixa.
W
termos inexistentes
X
termos inexistentes
Y
termos inexistentes
Z
termos inexistentes
A
Adwords
é o serviço de publicidade do Google, onde as empresas podem fazer anúncios que aparecem nas páginas de resultados de busca.
AIDA
cada letra significa uma das etapas de um modelo de conversão: Atenção, Interesse, Desejo e Ação. Ele é baseado no comportamento humano para tomada de decisão e utilizado para direcionar as ações do marketing de maneira mais focada em resultado.
Automação
acontece quando as ações do marketing digital são feitas de forma automática para otimizar o trabalho e permitir maiores resultados em um curto espaço de tempo. O termo é muito utilizado para definir o contexto do disparo de uma sequência de e-mails para um público específico, dependendo do comportamento de cada um.
B
B2B
a expressão business-to-business é a denominação do serviço ou comércio trocado entre empresas, de empresa para empresa.
B2C
a expressão business-to-consumer é a denominação do serviço ou comércio estabelecido entre uma empresa e um consumidor.
Benchmarking
este processo se dá pelo estudo da concorrência e do mercado para incorporação de boas práticas ou aperfeiçoamento dos métodos que são utilizados pela empresa. Você avalia o que está sendo feito de melhor no mercado, tanto pelos seus concorrentes como por empresas de outro setor, como forma de melhorar os seus próprios processos.
Black hat
são práticas antiéticas de SEO usadas para melhorar o posicionamento de determinado site dentro de buscadores como o Google.
Brainstorming
a “tempestade de ideias” é uma dinâmica de grupo que visa explorar a potencialidade criativa dos indivíduos envolvidos para a resolução de um problema pré-determinado, para a criação de um planejamento ou para o desenvolvimento de novas ideias e projetos, por exemplo. A técnica propõe que as pessoas reunidas exponham seus pensamentos para que possam chegar a um denominador comum. Nenhuma ideia deve ser descartada ou julgada como errada ou absurda e todas devem estar na compilação do processo, para que a solução final seja escolhida.
Branding
é o conjunto de ações estratégicas que contribuem para o posicionamento e percepção de valor da marca de uma empresa perante aos seus consumidores.
Briefing
é o conjunto de informações, dados e instruções necessários para que uma tarefa seja executada. Dentro de uma agência de publicidade, por exemplo, é comum vermos a área de Atendimento, responsável pelo contato com os clientes, enviando briefings para a Criação, que irá desenvolver as peças gráficas da campanha.
Budget
na tradução, o termo significa orçamento. Budget da campanha, da área de marketing ou do cliente são algumas das aplicações que ele pode ter no dia a dia.
C
Conversão
é a realização da ação desejada pela empresa por parte do usuário. Pode ser preencher um formulário, realizar uma compra, curtir uma página ou fazer um teste, por exemplo.
CPC
o custo por clique é uma forma de cobrança de anúncios pagos que são feitos no Google ou no Facebook, por exemplo. Ele é realizado com base no número de cliques efetuados.
CPA
o custo por aquisição também é uma forma de cobrança, porém, é baseada nas conversões realizadas.
CRO
é a sigla para Conversion Rate Optimization (Otimização da taxa de conversão). As estratégias CRO são focadas em aumentar a conversão dentro do site de uma empresa para que os visitantes se tornem clientes.
CTA
a Call To Action, que na tradução literal significaria “chamada para ação”, é um comando passado que leva o usuário a executar determinada ação. Ela pode ser apresentada em botões, links ou banners. Geralmente são usados termos no imperativo como “Curta essa página”, “Clique aqui” ou “Baixe este especial”.
CRM
é a sigla para Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente), que é o conjunto de programas e ferramentas que permitem que uma empresa acompanhe de forma organizada todas ações que fez com cada um de seus clientes e potenciais consumidores. De modo mais simples, uma CRM permite que todos os contatos feitos com determinada pessoa sejam visualizados de uma vez só.
D
Deadline
é o prazo para entrega ou conclusão de determinada tarefa ou projeto.
E
Edge Rank
é um algoritmo do Facebook que determina a relevância das postagens das páginas e consequentemente, o que aparece ou não no feed de notícias de cada usuário da rede. Sua classificação é feita com base em três fatores: formato do post (link, vídeo, imagem ou texto), afinidade (número de interações anteriores com a página), tempo da publicação (quando mais antigos menores são as chances de aparecer).
F
Fee
trata-se de um valor fixo mensal, pré-negociado como pagamento do cliente à agência pelo fornecimento de um pacote mensal de serviços.
Follow-up
expressão em inglês que significa fazer o acompanhamento de um processo após a execução de uma etapa inicial.
Funil de vendas
é representado por uma pirâmide invertida que mostra os diferentes estágios em que os potenciais clientes podem se encontrar durante o processo de venda. Até chegar ao processo de compra, os clientes podem passar pelas seguintes fases do funil: Descoberta, Interesse, Reconhecimento do Problema, Busca da Solução, Avaliação e Compra.
G
termos inexistentes
H
termos inexistentes
I
Inbound Marketing
também conhecido como “o novo marketing”, ele é focado em atrair potenciais clientes, conquistar a sua confiança e direcioná-los para o memento da venda. Para isso são usadas estratégias de criação de conteúdo relevante e de relacionamento. A ideia é conseguir fazer com que o cliente vá até a empresa e não o contrário.
J
termos inexistentes
K
KPI
o Key Performance Indicator (Indicador Chave de Performance) é usado para medir os resultados e o progresso com base nas metas determinadas. Os KPIs devem ser definidos de acordo com os objetivos finais do negócio, são métricas de controle.
L
Lead
é a pessoa que deixou as suas informações em um formulário de contato, demonstrando interesse em determinada empresa. É considerado um potencial cliente, na etapa inicial do funil de vendas.
M
Market Growth Rate
é a Taxa de Crescimento de Mercado que uma empresa teve em um período de tempo.
Market Share
é o grau de participação de uma marca dentro de um mercado específico em termos de vendas de um produto ou serviço. Em ouras palavras, é a fração de mercado controlada por ela.
Marketing de conteúdo
é baseado em atrair o interesse dos consumidores por meio da produção de conteúdo relevante e customizado para um determinado público-alvo. É uma das estratégias utilizadas para fazer com que um potencial cliente caminhe pelo funil de vendas até, de fato, concretizar a compra.
N
Nutrição de Leads
é uma automação que permite o disparo de uma sequência de e-mails depois que o usuário executa determinada ação. Por exemplo, caso ele baixe um Ebook sobre Intercâmbio, irá receber automaticamente uma série de e-mails com conteúdos relacionados ao tema.
O
termos inexistentes
P
Proposta de valor
é conjunto de benefícios, tangíveis e intangíveis, que as empresas oferecem aos clientes para satisfazer suas necessidades. É a razão pela qual os consumidores escolhem as suas marcas favoritas.
Prospect
é um possível cliente, que de alguma forma, já demonstrou interesse em determinado produto ou serviço.
Pageviews
é o número de visualizações das páginas de um site.
Q
termos inexistentes
R
ROI
a sigla para Return on Investment (Retorno sobre investimento) é a relação entre o dinheiro ganho ou perdido e o que foi investido nos esforços de marketing.
S
Segmentação
é a separação de uma base de contatos ou perfis levando em conta um critério pré-definido, por exemplo, a idade ou a profissão.
SEM
sigla para Search Engine Marketing (Marketing para ferramentas de busca), que engloba uma série de estratégias de marketing feitas com o objetivo de promover um site nas páginas de resultados de buscadores como Google e Yahoo.
SEO
sigla para Search Engine Optimization (Otimização para buscadores), é o conjunto de técnicas e métodos que fazem com que um site melhore o seu posicionamento em mecanismos de busca para que alcance a primeira posição nos resultados quando determinada palavra chave é procurada. É uma das estratégias usadas no SEM.
T
Target
expressão utilizada para se referir a um público alvo.
Taxa de conversão
é a porcentagem de clientes que realiza a conversão desejada. Se a taxa de conversão de uma Landing Page for de 80%, significa que de cada 100 pessoas que visitaram a página 80 viraram Leads.
Teste A/B
acontece quando são feitas duas versões diferentes de uma página com o mesmo objetivo para avaliar qual têm um resultado melhor diante dos usuários.
U
termos inexistentes
V
Vantagem competitiva
é um conjunto de características que permitem que uma empresa se diferencie da concorrência por entregar mais valor no ponto de vista dos clientes.
Viralizar
termo usado para definir ações de marketing que se espalham rapidamente, geralmente na internet, e caem no gosto popular.
W
Web Analytics
é a coleta, análise e mensuração dos dados disponibilizados na Internet que tem como objetivo entender e melhorar a usabilidade do usuário e os resultados das ações feitas no site e em outros canais digitais.
X
termos inexistentes
Y
termo inexistentes
Z
Intermediação de fundos
Private Equity
Venture Capital
Growth Capital
Serviços de consultoria de investimentos
Diagnóstico da situação financeira
Elaboração de plano de ação
Reestruturação da situação creditícia e financeira da empresa
Contato e negociação com instituições financeiras
Gerenciamento do processo até o recebimento dos recursos